English language version

Nazismo

From Leftypedia
Jump to navigation Jump to search

O Nazismo (Alemão: Nationalsozialismus) é uma ideologia fascista desenvolvida por Adolf Hitler e outros membros do PNSTA que diz que o povo alemão "Ariano" são a raça superior, enquanto pessoas como os Judeus, gays e Eslavos são inferiores. Nazistas na Alemanha Nazista se aliavam com não-arianos como os Japoneses e Italianos meramente por suporte, e Nazistas não consideravam Japoneses e Italianos parte da raça superior.[citation needed]

A suástica é um símbolo nazista, originado do Manji budista. Hoje em dia, já não é mais usado pelos budistas em seus templos.

O Neo-Nazismo, termo geral para grupos de renascimento da ideologia nazista, prevalece tanto na Europa quanto nos Estados Unidos. O Neo-Nazismo abandona a ideia do alemão ariano e substitui-o pela supremacia branca genérica.

Desenvolvimento e origens

Esoterismo alemão

A ideologia e a iconografia nazistas têm uma grande dívida para com o movimento esotérico antissemita e nacionalista que era comum entre os reacionários alemães desde o século XIX, incluindo entre grupos paramilitares "protofascistas" como os Freikorps. Na altura em que os nazistas começaram a utilizar a suástica como símbolo, a associação na Europa entre a suástica e o reacionarismo esotérico já se tinha tornado bem estabelecida; na Finlândia, por exemplo, os militares nacionais usaram o símbolo aparentemente inócuo, até ao século XXI, teve de facto origem em 1918 com o fascista Eric von Rosen.[1]

Ideologia "Ariana"

O uso do termo "ariano" nas teorias raciais nazistas descende, em última análise, de uma interpretação não científica da hipótese linguística proto-indo-européia. A teoria linguística postula, com base em extensas evidências linguísticas, que muitas línguas e culturas da Eurásia, incluindo inglês, alemão, latim, grego, persa e sânscrito, originam-se de um grupo linguístico cultural que viveu durante a Idade do Bronze. No século 19, isso foi interpretado por teóricos raciais como Arthur de Gobineau e Houston Stewart Chamberlain como significando que todos esses grupos se originaram de um grupo étnico ou "raça" superior. Dado que o autônimo "Arya" aparece tanto em sânscrito como em persa antigo para se referir aos descendentes deste grupo, este nome foi assumido como o verdadeiro nome da cultura original. De acordo com a versão nazista desta teoria, os invasores "arianos" de pele branca subjugaram os nativos da Índia de língua dravidiana e os governaram como a classe brâmane original, produzindo entretanto obras notáveis ​​da cultura indiana, como os Vedas, mas eventualmente cruzaram com seus inferiores de pele escura e caíram na obscuridade.

Referências

  1. Allen, Claudia (1 de Julho de 2020) "Finland's Air Force Quietly Drops Swastika Symbol". BBC News. 2023