English language version

Classe trabalhadora branca

From Leftypedia
Jump to navigation Jump to search

O termo 'classe trabalhadora branca' ou 'classe operária branca' tem sido frequentemente criticado, mas continua a ser um elemento comum de certos tipos de pensamento político. É frequentemente usado para descrever pessoas brancas economicamente oprimidas no mundo ocidental, mas o uso do termo na linguagem comum também traz consigo uma série de suposições, e coloca implicitamente esse grupo em oposição aos trabalhadores não-brancos como a 'classe média' branca.

Indiscutivelmente, redefine os interesses de classe destes trabalhadores para os interesses de uma identidade cujos interesses só podem ser promovidos através do conflito com outras identidades. Essa representação é frequentemente utilizada para contradizer os interesses dos brancos pobres com os dos imigrantes pobres ou das minorias em geral, em vez de ver estes grupos como potencialmente capazes de se unirem em solidariedade uns aos outros, opostos ao conflito entre si mesmos.

Além disso, a classe trabalhadora branca é frequentemente mitificada como inerentemente conservadora, tradicional e sem ensino superior. Esta definição leva a que muitos trabalhadores brancos que existem no mesmo estrato econômico, mas com normas sociais diferentes, sejam excluídos como “classe média” ou classe gestora profissional.