English language version

Direitismo: Difference between revisions

From Leftypedia
Jump to navigation Jump to search
(PT-BR translation for the Rightism page)
 
(No difference)

Latest revision as of 00:58, 26 April 2024

(De cima pra baixo) 1. Rei Luís XVIII do França, subindo ao poder após a derrota da Revolução Francesa 2. Fascistas Italianos durante a Marcha em Roma em 1990, que levou à formação do primeiro estado fascista na história 3. Líderes Nazistas inspecionando prisioneiros de guerra durante a Invasão da Alemanha contra a URSS. 4. Político Americano Joseph McCarthy, que liderou o período da Ameaça Vermelha do terror anti-communista 5. Boris Yeltsin, primeiro presidente da reacionária Federaão Russa após o desmanche da União Soviética, se encontrando com o presidente americano dos Estados Unidos Bill Clinton 6. Extremistas de direita se reúnem durante a reunião de União da Direita nos Estados Unidos.

Políticas de direita, chamada normalmente de direitismo é um espectro de pensamento político que suporta o status atual da sociedade. Geralmente, envolve o suporte de sistemas governamentais autocráticos ou oligarcas, posições discriminatórias através de minorias, desdenho das classes exploradas, xenofobia e rejeição do progresso social. Sob o capitalismo, as ideologias proeminentes de direita incluem o liberalismo, fascismo, monarquismo e do libertarianismo burguês.

Direitistas modernos são quase universalmente opostos ao socialismo, comunismo e movimentos trabalhistas no geral, tornando-os ideologias inerentemente de esquerda.

Etimologia

Assim como as origens do termo esquerdismo, o termo direitismo é derivado da forma que as facções políticas se sentaram durante o parlamento da França no seu período revolucionário. Os membros mais conservadores e reacionários do parlamento se sentavam no lado direito, oposto aos mais progressistas e radicais do lado esquerdo.[1]

Ver também

Referências

  1. "right-wing" Wiktionary (em Inglês)