Theodore Kaczynski (PT): Difference between revisions

From Leftypedia
Jump to navigation Jump to search
(PT-BR version for the Theodore Kaczynski page)
 
m (added stub template)
Line 20: Line 20:
[[Category:US Americans]]
[[Category:US Americans]]
[[Category:Articles in Portuguese]]
[[Category:Articles in Portuguese]]
<references />{{Stub}}

Revision as of 09:07, 24 April 2024

A Revolução Industrial e suas consequências foram um desastre para a raça humana.

— A Sociedade Industrial e seu Futuro

Theodore "Ted" John Kaczynski (ka-zin-iske; 22 de Maio, 1942 – 10 de Junho, 2023), conhecido antes de sua captura como Unabomber (YOO-na-bom-ber), foi um matemático Americano e primitivista responsável por plantar bombas em correios, que resultaram na morte de 3 pessoas e deixaram 23 feridas entre 1978 e 1995. Kaczynski esperava concretizar a sua visão de uma sociedade primitivista através da violência contra pessoas que considerava representativas do capitalismo industrial. Ele é hoje mais conhecido pelo seu manifesto sociopolítico anti tecnológico, Sociedade Industrial e o seu Futuro, que forçou o The Washington Post a publicar em 1995 em troca do fim da sua campanha de bombardeamentos. No entanto, seu próprio irmão reconheceu o estilo de escrita de Kaczynski na obra e o denunciou, levando diretamente à prisão e condenação.

Retrato de Theodore "Ted" Kaczynski

Embora as visões de Kaczynski estivessem parcialmente alinhadas com a anarquia e o anarco-primitivismo, ele era altamente crítico de ambos, juntamente com outras vertentes do esquerdismo, incluindo o socialismo e até mesmo o marxismo. Anarquistas e esquerdistas online às vezes se referem a ele (muitas vezes ironicamente) como "Tio Ted".

Quando Kaczynski era um adolescente prodígio matemático na Universidade de Harvard, ele passou pelo menos 200 horas[1] como parte de um estudo psicológico no qual os participantes eram solicitados a escrever uma redação detalhando suas crenças pessoais, e as redações foram posteriormente usadas como "munição". menosprezar e abusar pessoalmente do assunto e de seus pontos de vista. Os sujeitos foram monitorados com eletrodos e filmados, e as próprias expressões de raiva e fúria dos sujeitos foram posteriormente reproduzidas repetidamente. O experimento provavelmente estava ligado ao programa MKUltra da CIA. Mais tarde, quando foi julgado na década de 1990 pelos seus atos terroristas, Kaczynski sustentou que a experiência não teve qualquer efeito nas suas ações, mesmo quando os seus próprios advogados tentaram argumentar o contrário como parte da sua defesa. Kaczynski cometeu suicídio na prisão em Junho de 2023.

Links externos

  1. O Manifesto de Kaczynski no Arquivo Anarquista.

Referências

  1. "A Dangerous Mind". Washington Post. 2 de março de 2003. Revisitado em 12 de dezembro de 2023.