Partido comunista

From Leftypedia
Revision as of 11:02, 24 April 2024 by Offl1ne (talk | contribs) (PT-BR version for the Communist party page)
(diff) ← Older revision | Latest revision (diff) | Newer revision → (diff)
Jump to navigation Jump to search
Um protesto de um partido comunista em Trafalgar Square, London, 1958.

Um Partido Comunista é um partido político baseado nos princípios do comunismo e que pretende constituir a classe trabalhadora num partido consistente com os os seus interesses de classe, tendo a abolição da propriedade privada como objetivo principal. As conclusões teóricas do partido comunista baseiam-se nas relações de produção existentes e no antagonismo da classe trabalhadora e burguesa que elas inevitavelmente criam entre si.

Existiram muitos partidos políticos que se autodenominavam comunistas e defendiam a manutenção da propriedade privada através de vários esquemas, geralmente defendendo a nacionalização a partir de cima, onde os produtores imediatos continuam a confrontar os meios de produção como se não fossem de sua propriedade, resultado do processo de alienação

Atividades & Métodos

Os partidos comunistas (especialmente Marxistas-Leninistas) envolvem-se no trabalho de massa com a comunidade em geral, muitas vezes ajudando aqueles que vivem na pobreza, protestar contra o estado burguês, anti-fascismo, etc.

Partidos comunistas desempenham um grande papel no movimento operário, sendo muitos deles muito ativos dentro dos sindicatos, bem como trabalhando para desenvolver a consciência de classe na população do seu país.

Nos países onde a luta de classes se intensifica e onde o Estado burguês começa a restringir fortemente a capacidade de ser abertamente comunista, anticapitalista ou anti estatal, os partidos comunistas são forçados agir clandestinamente no seu trabalho, assim como os partidos da Europa teria ocorrido no final do século XIX e início do século XX.

Vanguardismo

É discutível se o partido comunista é ou deveria ser um partido de vanguarda. O leninismo e as suas tendências derivadas argumentam que o partido comunista representa a principal força política e revolucionária do proletariado e é necessário para obter ganhos significativos e transcender a consciência sindical, enquanto outras tendências marxistas acreditam que o partido comunista deve servir um propósito amplamente educacional.[1]

Partido de massa ou minoria

Existe um debate sobre se os comunistas deveriam tentar formar-se como um partido e movimento político de massas ou concentrar-se numa minoria ou num partido de quadros.

Estrutura

Debates existem sobre a decisão mais apropriada para a estrutura de um partido comunista. Centralismo democrático, federalismo e centralismo orgânico são alguns propostos.

Referências

  1. Sobre os Fundamentos do Leninismo Joseph Stalin (1924) — VIII. O PARTIDO. Arquivo Marxista na Internet